De modo a conseguir uma boa articulação verbal deveremos ter em atenção a estimulação e o posicionamento correcto dos órgãos fono- articulatórios e orofaciais
- Soprar balões;
- Canetas de sopro ou pintura de sopro;
- Bolinhas de sabão;
- Jogo de futebol;
- Corridas de carros através do sopro;
- Moinhos de vento com diferentes espessuras;
- Jogo das emoções (expressões faciais);
- Jogo do “Rei manda”;
Para
uma boa articulação verbal os lábios, a língua, as bochechas e a respiração têm
que estar em sintonia.
/ k/
e /g/- ápice da língua para trás, boca aberta;
/s/ e /z/- lábios estirados, língua atrás dos dentes inferiores, dentes cerrados;
/ch/ e /gê/- lábios em protrusão , língua atrás dos dentes inferiores, dentes cerrados;
/r/- boca semiaberta, língua “varre” o céu da boca (sentido anterior);
/l/- boca aberta, língua toca atrás dos dentes superiores (sentido ascendente);
/ p/
e /b/- boca cheia de ar, lábios tremem à passagem de ar;
/t/ e /d/- lábios semi-estirados, dentes semiabertos, língua entre os dentes
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=PROFA8eouTg
Bom dia caras colegas.
ResponderEliminarGostei das propostas sugeridas para estimular os órgãos fonoarticulatórios.
Além disto, seria interessante que as colegas abordassem neste blog as interferências do uso da chupeta e estratégias que aconselham para retirar a mesma. Enquanto terapeuta da fala sinto que esta é uma das questões mais difíceis de abordar com os pais.
Cumprimentos e boa continuação de trabalhos!